
Aqui não há árvores, nem carros, nem paragens de autocarro, nem parques ou pessoas. Apenas podem ver-se prédios abandonados, meio acabados. Este projeto fica a 50 km da capital do Irão, Teerão, e chama-se Mehra Mer. Está em construção há muitos anos, mas nunca viu o seu fim.
As fotografias de satélite já deste ano mostram que houve poucos progressos. Ainda não há carros, nem vestígios de vida humana. O objetivo deste projeto era construir um bairro equipado com transportes públicos, hospitais, escolas e até parques nesta paisagem árida. Mas o que não foi levado em conta foi o acesso de todas as casas à água potável, eletricidade, aquecimento ou esgotos – para além de todas as dificuldades económicas.
"Nos últimos anos foram construídos dezenas de empreendimentos residenciais em todo o Irão", diz o fotógrafo Manolo Espaliú, ao Messy Nessy Chic, que documentou o projeto de construção de moradias Maskan-e Mehr no Irão. "Injetaram-se milhares de milhões na economia para construir 17 novas cidades e aproximadamente 1,5 milhões de casas”. “Um dos principais objetivos da construção das comunidades Maskan-e Mehr foi reverter a migração para as grandes cidades, onde o nível de vida está a deteriorar-se devido ao trânsito, poluição, e rendas elevadas”.




Nenhum comentário:
Postar um comentário