Pena máxima de 30 para 40 anos pode ser aprovada via pacote anticrime - Blog Tisgo Campista INF

Breaking

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

25 de agosto de 2019

Pena máxima de 30 para 40 anos pode ser aprovada via pacote anticrime

prisão no Brasil

O grupo de trabalho que analisa o pacote anticrime na Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (22) o aumento da pena máxima de 30 para 40 anos de prisão. A mudança, que altera o Código Penal, foi proposta pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.  


Hoje, no artigo 75 do Código Penal, há um limite: "quando o agente for condenado a penas privativas de liberdade cuja soma seja superior a 30 (trinta) anos, devem elas ser unificadas para atender ao limite máximo deste artigo". Na nova redação, a pena máxima passa a ser de 40 anos.


 O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já avisou que após o fim dos trabalhos do grupo, o texto irá ao plenário. 

O grupo de trabalho decidiu ainda que a multa oriunda de uma condenação só possa ser cobrada após o trânsito em julgado, ou seja, quando o réu não tem mais recursos disponíveis e é encerrado o processo.
Os deputados continuam a votar emendas e trechos do relatório do deputado Capitão Augusto (PL-SP). Desde que começou a tramitar na Câmara, o relatório do pacote anticrime teve modificações importantes. Algumas das alterações ocorreram contra a vontade do ministro da Justiça, Sergio Moro.

Além da aprovação da mudança na  pena máxima , em uma das votações, a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância foi retirada. Em outra audiência, o "plea bargain"(acordo entre as partes antes do processo) também foi excluído do texto. O instituto permitiria a negociação com um suspeito e a condenação do acusado sem abertura de processo judicial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages